Fogueira de Vaidades


O meu último post sobre futebol provocou tanta polémica que me deu mais vontade de continuar. E como neste blog sou o único sportinguista, sinto-me com capacidade para abordar, isentamente, o grande trauma nacional, ou seja, desvendar o mito do Benfica de Salazar e o mito do Porto de Pinto da Costa. Onde acaba o mérito dos dois clubes e começam os rumores de desonestidade?
Para começar recuemos ao campeonato de 2003/04, o segundo ganho por Mourinho. Como escrevi num comentário anterior,”dar” o título ao FCPorto o mais rapidamente possível não foi obra nem de treinador nem de jogadores, bastando para tal recordar o facto de muitos deles, como Deco, começarem a ir para o banco desde Março, para dosear o esforço!
O mérito do título ter ido tão depressa para as Antas (e não quero com isto dizer que o Sporting não o alcançasse, seria difícil, mas como o porto tinha jogos europeus importantes, poderia esse facto ajudar o Sporting a recuperar os poucos pontos de atraso!...) vai por inteiro para Pinto da Costa e seus comparsas, que dessa forma arrumaram a questão interna! E a arbitragem de Bruno Paixão no famosíssimo jogo do Bessa Boavista vs Sporting, em Abril de 2004, é por todos recordado como o momento da capitulação final do Sporting. Querem ver que a meia dúzia de portistas a nível nacional é toda dada a grande visão imparcial e que todos os outros é que vêem fantasmas? O escândalo foi tal que, mesmo com o campeonato praticamente no saco deram-se ao luxo de adiar o Nacional vs FCP, apenas e só para ter mais uns dias de descanso antes do Corunha! Algo que o Sporting não teve direito a época passada. Perante estes factos, reais, todas as verdades absolutas que li e reli tornam-se patéticas.
A única verdade absoluta é que o Porto de Mourinho era a melhor equipa nacional. Alguém me vê a questionar isso? Então não coloquem outro sentido nas minhas palavras!
Eu não vou pregar aos peixinhos porque não tenho nem vocação nem pachorra, mas dá-me imenso prazer saber que alguns vão ler estas palavras e ver algo que está bem debaixo dos seus narizes mas que preferem não ver.
Para quem, apesar de não ser vivo à data, tanto critica o Benfica de Eusébio e de Salazar, anda a perder grandes oportunidades para estar calado. Senão vejamos: era o Porto de Mourinho superior a todos os rivais nacionais? Sim, sem duvida. Mas isso é sinónimo de garantia de campeonato? Deve-se dar logo o troféu em Agosto e jogar-se apenas a feijões? Desde quando o favorito, ou o teoricamente superior, é proclamado campeão apenas e só porque já fez 70% do campeonato e vai na frente?
Na década de 60 e ainda alguns anos da de 70, Eusébio foi rei e por tabela o Benfica reinou. Duvidas só na cabeça dos dementes. Então porque tanto se fala em Salazar? Na década de 50 quem reinou foi o Sporting dos 5 violinos! Ou seja, tendo o Benfica a melhor equipa e de longe o melhor jogador, porque se queixam tantos reumáticos portistas e portistazinhos ainda de fraldas? Eu tenho uma teoria! É capaz de ser pelo mesmo motivo com que eu me queixei na segunda época de Mourinho.
Ora façam o favor de abrir a mente, só por uns segundos, não custa nada! Será que, sendo o Benfica a equipa nacional com maior projecção europeia e aquela que mais garantias dava de sucesso, existiria "um pacto" para que, internamente, no campeonato nacional, a sua equipa só necessitasse de jogar a 50%? Que os seus jogadores, em vésperas das eliminatórias finais da Taça dos Campeões (quartos de final e meias finais) não sujassem os calções porque a vitoria acabaria por aparecer? Pois é meus amigos, e eu nem benfiquista sou, por isso estou à vontade. Eles foram, e os registros não enganam, a melhor equipa nacional em duas décadas de ouro, tal como o Porto tem sido actualmente. Então porque vociferam tanto contra esse Benfica? Porque e inconcebível, para a maioria, dar mérito a quem o tem?
Faço questão de ser diferente. O Benfica dessa altura era a melhor equipa nacional. O Porto das últimas duas décadas é a melhor equipa nacional. Mas em ambos os casos não existiu apenas gloria, houve igualmente desonestidade e desonra. Provas? Não as tenho, nem têm os que falam do passado. Ficam as suspeições, e essas têm a tendência de tolher o raciocínio e a sanidade das pessoas.
.
Para começar recuemos ao campeonato de 2003/04, o segundo ganho por Mourinho. Como escrevi num comentário anterior,”dar” o título ao FCPorto o mais rapidamente possível não foi obra nem de treinador nem de jogadores, bastando para tal recordar o facto de muitos deles, como Deco, começarem a ir para o banco desde Março, para dosear o esforço!
O mérito do título ter ido tão depressa para as Antas (e não quero com isto dizer que o Sporting não o alcançasse, seria difícil, mas como o porto tinha jogos europeus importantes, poderia esse facto ajudar o Sporting a recuperar os poucos pontos de atraso!...) vai por inteiro para Pinto da Costa e seus comparsas, que dessa forma arrumaram a questão interna! E a arbitragem de Bruno Paixão no famosíssimo jogo do Bessa Boavista vs Sporting, em Abril de 2004, é por todos recordado como o momento da capitulação final do Sporting. Querem ver que a meia dúzia de portistas a nível nacional é toda dada a grande visão imparcial e que todos os outros é que vêem fantasmas? O escândalo foi tal que, mesmo com o campeonato praticamente no saco deram-se ao luxo de adiar o Nacional vs FCP, apenas e só para ter mais uns dias de descanso antes do Corunha! Algo que o Sporting não teve direito a época passada. Perante estes factos, reais, todas as verdades absolutas que li e reli tornam-se patéticas.
A única verdade absoluta é que o Porto de Mourinho era a melhor equipa nacional. Alguém me vê a questionar isso? Então não coloquem outro sentido nas minhas palavras!
Eu não vou pregar aos peixinhos porque não tenho nem vocação nem pachorra, mas dá-me imenso prazer saber que alguns vão ler estas palavras e ver algo que está bem debaixo dos seus narizes mas que preferem não ver.
Para quem, apesar de não ser vivo à data, tanto critica o Benfica de Eusébio e de Salazar, anda a perder grandes oportunidades para estar calado. Senão vejamos: era o Porto de Mourinho superior a todos os rivais nacionais? Sim, sem duvida. Mas isso é sinónimo de garantia de campeonato? Deve-se dar logo o troféu em Agosto e jogar-se apenas a feijões? Desde quando o favorito, ou o teoricamente superior, é proclamado campeão apenas e só porque já fez 70% do campeonato e vai na frente?
Na década de 60 e ainda alguns anos da de 70, Eusébio foi rei e por tabela o Benfica reinou. Duvidas só na cabeça dos dementes. Então porque tanto se fala em Salazar? Na década de 50 quem reinou foi o Sporting dos 5 violinos! Ou seja, tendo o Benfica a melhor equipa e de longe o melhor jogador, porque se queixam tantos reumáticos portistas e portistazinhos ainda de fraldas? Eu tenho uma teoria! É capaz de ser pelo mesmo motivo com que eu me queixei na segunda época de Mourinho.
Ora façam o favor de abrir a mente, só por uns segundos, não custa nada! Será que, sendo o Benfica a equipa nacional com maior projecção europeia e aquela que mais garantias dava de sucesso, existiria "um pacto" para que, internamente, no campeonato nacional, a sua equipa só necessitasse de jogar a 50%? Que os seus jogadores, em vésperas das eliminatórias finais da Taça dos Campeões (quartos de final e meias finais) não sujassem os calções porque a vitoria acabaria por aparecer? Pois é meus amigos, e eu nem benfiquista sou, por isso estou à vontade. Eles foram, e os registros não enganam, a melhor equipa nacional em duas décadas de ouro, tal como o Porto tem sido actualmente. Então porque vociferam tanto contra esse Benfica? Porque e inconcebível, para a maioria, dar mérito a quem o tem?
Faço questão de ser diferente. O Benfica dessa altura era a melhor equipa nacional. O Porto das últimas duas décadas é a melhor equipa nacional. Mas em ambos os casos não existiu apenas gloria, houve igualmente desonestidade e desonra. Provas? Não as tenho, nem têm os que falam do passado. Ficam as suspeições, e essas têm a tendência de tolher o raciocínio e a sanidade das pessoas.
.
Apesar dos ódios viscerais entre Porto e Benfica, acabam os seus adeptos por serem terrivelmente parecidos, senão mesmo clones. Não encontram um benfiquista que considere os títulos da década de 60 como falsos, apontando os títulos europeus e consecutivas finais europeias para defender a sua glória. E os portistas actuais? Como defendem o Porto de Pinto da Costa? Com os títulos europeus. E porquê? Porque tanto uns como outros associam à glória europeia a pureza e honestidade da prova. Porque sabem que nas competições europeias não há espaço para os portuguesitos malandros manobrarem arbitros. Ou seja, mesmo que acreditem nos seus dirigentes, TODOS acabam por abanar os troféus europeus como prova de que, se houve desonestidade nacional, como foi possível alcançar o Olimpo europeu? E este facto é o suficiente para me fazer sorrir perante todo o fanatismo nacional. Razão têm os italianos que criaram um duplo sentido para a palavra porthoguese, que tanto serve para identificar um cidadão português como um bom malandro, negociador habil e sem escrupulos.

4 Comments:
GF,
Eu sou um pastor, e se conseguir arranjar pro meu rebanho um só portista e uma unica alma benfiquista que aceite as minhas palavras como a verdade, unica e indesmentivel, ficarei satisfeito. Salvar um de vós é o suficiente.
E, se releres bem o texto, nao vês lá ataques a ninguem GF, bem pelo contrário. Eu dou merito a uns e outros, o que nao vejo mais ninguem fazer.
Sou um homem de paz, e esses por norma têm poucos amigos ;)
Bem temos aqui um Dias (k) da Cunha (tal como tenta com o presidente do outro clube da 2ª circular, ou seja, dar cunha) a falar ao mais alto nivel. Será por causa destas coisas todas, k acabaste de enunciar, que o beto e o custodio se pegaram a porrada? ou que o ricardo esta no banco? ou que os vossos presidentes estejam constantemente em conflito? ou que o Dias (k) da Cunha tenta tanto aproximar-se do Orelhinhas? Primeiro resolvam os problemas internos(que supostamente são "geridos dentro do balenario", mas que toda a gente sabe) e depois tentem falar os externos.
Sou e sempre fui da opinião, salvo raras excepçoes, que uma equipa k joga mal ou que falhe 20 ocasioes de golo não tem nada que apontar ao arbitro que, tal como o ricardo, tem o direito de errar!
e depois acusam-me a mim de responder alhos em vez de bugalhos!
Mas que é praki chamado o sporting? Porque é que portistas e benfiquistas nao rebatem esta tese de que, nem uns nem outros, especialmente os portistas, atribuem os meritos das conquistas adversarias?
Respondendo às provocações:
AF, mas que grande equipa de valdo, aldair? A que perdeu a final que jogou? entao em que é que ficamos? uns sao bons quando perdem (e jogaram pros penalties em ambas, so que nem assim...) e os outros nao prestam? Ora revê lá a tua teoria...
E que equipa de madjer? a que venceu em 87? ganhar num ano nao marca uma era! Senao o steua de bucareste de 86 tb era uma equipa magnifica! O benfica de 60, que dominou uma decada, esse sim, tem direito a referencia. E va la, o porto de mourinho pq sempre foram dois anos. O porto de 87 foi uma grande temporada, nada mais.
Quanto ao gajo: tu deves ser daqueles que axam que uma equipa que ataque todo o jogo mas que nao marque é menos merecedora dos erros arbitrais que equipas como a de trpattoni que era um rememdo e um insulto a quem gosta de futebol e mesmo assim foi levada ao colo! Ou seja, os remendos podem ser escandalosamente benficiads, quem sabe jogar e encanta as multidoes pode ser prejudicado só pq falha golos. Agraecia que comentasses mas somente sobrio.
Eh pah, eu até vou comentar mas dispenso as considerações de ordem pessoal... Falas do Benfica e do Porto pondo os adeptos ao mesmo nível... e consideras-te isento por seres do Sporting. Já paraste para pensar na insensatez que revela esse tipo de análise?? Ainda que fosses adepto de algum clube medíocre da 2ª Liga Espanhola... podia vislumbrar a tua suposta isenção.
Percebo bem que era conveniente ao Sporting uma qualquer disputa permanente entre os dois clubes que ganham alguma coisa neste país, mas talvez esse não seja o melhor caminho para atingirem metas.
Nem pelo Benfica nem pelo Porto... não me parece bem que para minorarem a pequenez de alguns, se retire um avo de mérito a quem o teve; porque é isso que fazes e em poucas linhas perdes a coerência... desonestidade??? desonra?? Não terás visto por onde andava o Sporting à data, estavas certamente distraído a ver repetições de golos do Eusébio... Esqueces-te na tua pseudo-isenção de referir a desonra e desonestidade da época dos cinco violinos do Sporting, a dos outros dois era óbvia demais para deixar passar com certeza. Provas para quê??? De suspeições vive o futebol... depois não te venhas queixar quando és o primeiro a apoiar-te nelas para sustentares uma opinião.
E digo-te mais em jeito de despedida, vinda de um italiano essa tal conotação de malandro sem escrúpulos, associada à palavra Porthoguese... do país onde o primeiro ministro está mais vezes no sentado no banco dos réus que no trono presidencial... do país onde nasceu a máfia... onde se matam juízes sem mais nem quê... que íntegros, que moral, assim sim podem falar... tem o valor que tem, certo? Assim como a tua "isenção".
Um grande Bem Haja
Enviar um comentário
<< Home