Vergonha
Uma rápida olhadela pelos jornais online de hoje veio confirmar o que eu já previra... Passo a explicar.
Ontem, deviam ser umas 3 ou 3 e meia da manhã, estava a ver a chegada dos jogadores do benfica ao estádio da Luz. Depois de terem sido chamados um a um, um grupo de adeptos deitou uma rede abaixo e invadiu o campo. Cerca de 10 ou 15 segundos depois eram milhares as pessoas que destruiam todas as grades de protecção e precipitavam-se sobre o centro do relvado para pânico completo dos jogadores que tentavam desesperadamente fugir. Enquanto talvez uma 5 mil pessoas passeavam no relvado - viu-se adeptos a levar grandes pedaços de relva e outros a tirarem fotografias dentro da baliza - o voz-off do evento gritava desalmadamente "senhores, não estraguem a festa!!!" e outros tantos adeptos nas bancadas ecoavam "palhaços! palhaços" para os milhares de pessoas que ora arrancavam o cabelo do Nuno Gomes, ora se entretinham a desligar os cabos da equipas de TV que por ali andavam...
Nessa altura, e para espanto meu, fazendo um zapping deparei que todos os blocos de informação que estavam a passar as imagens em directo sofreram um ataque conjunto de atraso e todos tiveram que retomar a emissão... 5 minutos depois (ainda havia público no relvado) já nenhuma televisão emitia as imagens da Luz!!!?! O que deu para entender foi que os jogadores abandonaram logo o estádio (na altura da invasão de campo ainda não tinham sido apresentados todos os elementos da equipa técnica) e a festa não continuou. Horas antes havia-se falado de um grande fogo de artifício que nunca chegou a acontecer, porque os adeptos do benfica não são leais ao seu clube, porque estragaram a única oportunidade que tinham de fazer uma festa.
Acima de tudo fico chocado pelo proteccionismo que este clube tem no meu país... ao ponto de nenhum Telejornal no dia seguinte referir sequer este facto... Não entendo! Salazar está vivo?
Ainda uma nota para o que se passou na Av. dos Aliados. Se estavam lá benfiquistas, estavam apenas porque queriam provocar e não comemorar. O autocarro do benfica circulou entre a Rotunda da Boavista e o Castelo do Queijo, local este designado para a concentração de benfiquistas e onde não houve qualquer confronto. Qual a razão de haver adeptos do benfica a comemorar um campeonato no mesmo local onde o porto o faz?... só é justificavel pela provocação e aí, eu que não sou apologista da violência mas portista por dentro e por fora, seria o primeiro a defender a honra do FC Porto e, se os benfiquistas não entendem isto, é porque o local onde comemoraram o último campeonato é uma auto-estrada há 10 anos!!!...
Desportivamente congratulo os benfiquistas deste blog pela vitória no campeonato.
Ontem, deviam ser umas 3 ou 3 e meia da manhã, estava a ver a chegada dos jogadores do benfica ao estádio da Luz. Depois de terem sido chamados um a um, um grupo de adeptos deitou uma rede abaixo e invadiu o campo. Cerca de 10 ou 15 segundos depois eram milhares as pessoas que destruiam todas as grades de protecção e precipitavam-se sobre o centro do relvado para pânico completo dos jogadores que tentavam desesperadamente fugir. Enquanto talvez uma 5 mil pessoas passeavam no relvado - viu-se adeptos a levar grandes pedaços de relva e outros a tirarem fotografias dentro da baliza - o voz-off do evento gritava desalmadamente "senhores, não estraguem a festa!!!" e outros tantos adeptos nas bancadas ecoavam "palhaços! palhaços" para os milhares de pessoas que ora arrancavam o cabelo do Nuno Gomes, ora se entretinham a desligar os cabos da equipas de TV que por ali andavam...
Nessa altura, e para espanto meu, fazendo um zapping deparei que todos os blocos de informação que estavam a passar as imagens em directo sofreram um ataque conjunto de atraso e todos tiveram que retomar a emissão... 5 minutos depois (ainda havia público no relvado) já nenhuma televisão emitia as imagens da Luz!!!?! O que deu para entender foi que os jogadores abandonaram logo o estádio (na altura da invasão de campo ainda não tinham sido apresentados todos os elementos da equipa técnica) e a festa não continuou. Horas antes havia-se falado de um grande fogo de artifício que nunca chegou a acontecer, porque os adeptos do benfica não são leais ao seu clube, porque estragaram a única oportunidade que tinham de fazer uma festa.
Acima de tudo fico chocado pelo proteccionismo que este clube tem no meu país... ao ponto de nenhum Telejornal no dia seguinte referir sequer este facto... Não entendo! Salazar está vivo?
Ainda uma nota para o que se passou na Av. dos Aliados. Se estavam lá benfiquistas, estavam apenas porque queriam provocar e não comemorar. O autocarro do benfica circulou entre a Rotunda da Boavista e o Castelo do Queijo, local este designado para a concentração de benfiquistas e onde não houve qualquer confronto. Qual a razão de haver adeptos do benfica a comemorar um campeonato no mesmo local onde o porto o faz?... só é justificavel pela provocação e aí, eu que não sou apologista da violência mas portista por dentro e por fora, seria o primeiro a defender a honra do FC Porto e, se os benfiquistas não entendem isto, é porque o local onde comemoraram o último campeonato é uma auto-estrada há 10 anos!!!...
Desportivamente congratulo os benfiquistas deste blog pela vitória no campeonato.

12 Comments:
Não gosto muito de futebol, apesar de simpatizar com o Benfica (heranças de míuda), mas acho que deviam fazer a festa sem incomodar o próximo. Excessos nunca são bem vindos!
6 milhoes?Por isso é k tamos no topo do consumo de alcool e da violência domestica...coincidêmcias?
Finalmente vi na SIC Notícias a invasão animal de ontem mas... apenas uns segundos de uns bêbados a agarrar o Trap... Não foi isso que eu vi ontem!!!!!! Vi agressões, actos de vandalismo e os jogadores em desepero para chegar a uma zona segura!!!...
Antes tivesse sido uma evasão mas infelizmente foi mesmo uma invasão Dantesca...
Quanto às cenas da Avenida, nunca pensei que fosses concordar comigo... aliás estive contigo minutos depois do jogo acabar e disseste logo que ias para a Avenida dos Aliados, o que revela logo a tua posição...
Eu sou Portuense e essa é a principal razão pela qual sou Portista!!! Não é por sermos os melhores... Se eu tivesse nascido em Coimbra, seria da Académica. Chama-se identidade e para mim é EXACTAMENTE a mesma coisa que ver-te a apoiar a Espanha, a França ou a Rússia no próximo mundial...
Rússia!! Rússia!!
Muito me espanta que alguém que se intitula de pacifico, liberal, portista com orgulho defenda seres mentecaptos que antecipadamente declaram ir para os Aliados festejar o segundo lugar; numa atitude provocatória, de ditadura e que demonstra um mau perder característico dos portistas e em particular da sua claque de vândalos.
Mais afirmo que como portuense tenho o direito de festejar em qualquer lugar publico sem ter de estar procupado com possíveis agressões.
Quem defende estas atitudes é porque se identifica com quem as toma.
RA.
e o futebol não tem mais importância do que aquela que lhe é devida.
Nao estou de acordo, os benfiquistas, sobretudo os portuenses benfiquistas, têm o direito e o dever de festejarem onde bem entenderem, desde que sejam correctos e civilizados.
Quanto muito, e aí abro uma excepção, o unico sitio menos apropriado era a avenida do dragão e arredores! Aí sim é o santuario portista! Agora a baixa da cidade??? Mas estamos a viver no faroeste concerteza nao?
O que eu acho que faz falta à cidade é um zoo, ja que na noite de domingo vi muito macaco e outras sub especies femininas que mereciam que a cidade se preocupasse com eles e lhes dessem condições para que vivessem em harmonia! Um jardim zoologico para a cidade do Porto já! Poderiamos até abrir aqui ja um peditório!
PS:
Foi bonito ver algumas ladies a falar quando lhes punham o micro à frente da boca. Muito estético sem duvida. Com adeptos destes a defender a honra do clube... quem precisa de inimigos :)
se fossemos adeptos dos clubes da nossa terra então o FCP perdia metade dos adeptos actuais! Afinal de contas quantos de vocês são adeptos do gondomar, do maia, do leixões, do vilanovense, do são mamede, do cucujães, do leça, etc etc!
Ser adepto de um clube porque nasceu nessa cidade é tão boa razão e explicação como ser adepto de um clube... porque sim! Quanto mais longe estou do meu sporting mais paixão sinto carago! E este é um carago bem portuense :)
Primeiro deixa-me dizer-te que sou sócio do Sport Progresso, clube que representei por 9 anos, sito na Rua Silva Brinco - S. Mamede Infesta, onde morei até à adolescência. Segundo gostaria de saber porque é que tu és do Sporting... Será o teu pai do Sporting? é bem provavél que sim... Aliás desafio os benfiquistas e sportinguistas do Porto a revelarem as preferências clubísticas dos seus progenitores.
Quanto à Av. dos Aliados estás enganado mais uma vez: o Porto quando ganhou o ano passado tinha uma representação em Lisboa que comemorou no meio da rua, mas EM FRENTE À CASA DO PORTO em Lisboa... isto sim, um sitio digno de festejar.... ou achas que os no name gays ou os gays vermelhos ou whatever deixariam que as comemorações acontecessem no Marquês de Pombal???Por último, não entendo a vossa cena: toda a gente diz que temos mau perder que somos uns idiotas, isto e aquilo... e eu vejo toda a gente calada, a respeitar, a dar os parabéns e esperando melhores dias... basta ver pelo blog...
Caríssimo ZiZi:
Quem foi comemorar o título para os Aliados sabia muito bem para o que ia. Não faltaram avisos na comunicação social. Reprovo a atitude dos arruaceiros dos SD (não confundir com adeptos do FCP), mas rio para o lado (como o F. AF) com as notícias que vão saindo sobre o circo que se passou em Lisboa no passado domingo:
Assaltos, agressões, cacilheiros vandalizados, carruagens do metro destruídas e para finalizar, o belo espetáculo que foi a v/ recepção aos jogadores campeões nacionais. A decadência das imagens da saída dos jogadores e equipa técnica do relvado, assim como o estado do relvado após a invasão, são típicas de países do terceiro mundo. E isso é o espelho do SLB contemporâneo, um clube de terceiro mundo, com adeptos do terceiro mundo (na sua maioria).
PO: estas bem enganado :)
O meu pai e toda a comunidade da minha humilde casinha são azulados até aos ossos carago :)
sou a ovelha verde da familia, mas com muito prazer!
se os portistas de lisboa tivessem gente em numero suficiente para encher o marques do pombal eu era 100% a favor que lá festejassem!
Eu nao estou a dizer mal dos adeptos portistas em geral, estou a referir-me aos "adeptos" que estiveram na baixa potuense, durante 4horas, a insultar outras pessoas. Go get a life!
Quanto aos parabens, nao me aprece que isso esteja a acontecer, até porque aí estou com os portistas (e contra eles...): o titulo está pessimamente entregue e a haver justiça ganhava o sporting!
Até digo mais, a haver justiça ganhava o sporting e só precisaria de disputar 27/28 jogos para ganhar nas calmas :)
Enviar um comentário
<< Home