A Francesinha
.

.
.
As francesinhas nasceram no Porto, “inventadas” na década de sessenta por um emigrante regressado de França. Ele decidiu dar um toque especial a uma receita tipicamente francesa, chamada "croque-monsieur". Esta especialidade típica é um snack muito apreciado nos restaurantes e cafés franceses.
Este iluminado homem teve a feliz ideia de improvisar e adaptar este prato aos nossos ingredientes e à nossa cultura, adicionando ao nosso paladar a magia de um molho que é a alma da receita. Transformou um “simples” "croque-monsieur" em algo com mais alma, a transbordar de vida e de substância. Algo que qualquer português ou portuense nunca teria imaginado ser possível comer até à altura.
Depois do caldo verde, das tripas, da broa e do bacalhau à Gomes de Sá, eis então que nasce a única receita gastronómica original portuense do século XX: A Francesinha. Este “estrondoso” prato é hoje em dia uma das mais apreciadas iguarias da cidade, e é a especialidade de vários restaurantes locais dos mais chiques aos mais populistas.
E aqui fica o segredo do famoso molho:
2 cebolas
3 dentes de alho
1 folha de louro
60 g de margarina
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 dl de vinho do porto
1 dl de vinho branco
1 colher de chá de piripiri
2 colheres de sobremesa de farinha
sal qb
2.5 dl de caldo de carne
Preparação:
Pique as cebolas e os dentes de alho e leve a alourar com a folha de louro em metade da margarina. Quando a cebola estiver loura junte a polpa de tomate e regue com o vinho branco e o vinho do porto. Adicione o caldo de carne e tempere com o piripiri. Deixe ferver suavemente durante cerca de 15 minutos, polvilhe com a farinha e deixe engrossar, mexendo sempre para não pegar ao fundo. Retire o louro e mantenha o molho quente.

13 Comments:
ouvi já milhares de histórias sobre as francesinhas, até que uma vez decidi investigar. Cheguei à conclusão que há várias versões diferentes, há de facto essa versão francesa e há também uma que diz que esse françês juntou a receita dele ao molho das nossas moelas. Vários cafés reclamam o pioneirismo, como é o caso da Regaleira. Facto consumado é que em todas as histórias o bife não fazia parte da receita mas sim carne assada (como ainda vemos em alguns sítios).
Quanto ao molho, discordo completamente. Dos 11 ingredientes que enumeraste eu só uso 3!!! E olha que conheces quem já tenha provado feitas por mim... a receita que utilizo deu-ma um tio meu que tem um restaurante...
A conclusão é que não há uma verdade absoluta em relação à francesinha, o que a torna ainda mais especial.
Já agora (e como viciado compulsivo em francesinha que não passa muitos dias sem uma - esta semana já foram duas - MR, antigamente iamos a uma por semana, estás a falhar...) deixo o desafio de indicarem os vossos sítios de eleição para o repasto da mesma. O meu Top é Buffet Fase, Café Impacto, e as míticas (pequeninas e caras) do Capa Negra...
aqui vai uma receita com cerveja no molho:
Molho:
1 cerveja
1 caldo de carne
2 folhas de louro
1 colher de sopa de margarina
1 cálice de brandy ou vinho do porto
1 colher de sopa de farinha maizena
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 dl de leite
piripiri q.b.
Preparação:
Dissolver bem a maizena com o leite e juntar os restantes ingredientes. Com a varinha mágica triturar, levar ao lume até ferver e engrossar um pouco mexendo para não pegar no fundo.
Ah, e bom apetite :)
continua a não ser igual à minha... :)
agora temos a cerveja e o piri-piri em comum, mais nada!!
1. Gambamar (de loooonge as melhores francesinhas do Porto)
2. Cufra
3. Mauritania
onde raio fica esse Buffet Fase????
Sr AF, as melhores francesinhas são as do café Coutinho, paga-se bem, mas é msm bom...
Bem vim parar aki ao blog por curiosidade...
até tá fixe, mas falta fotos de gajas, era girito...
o topiko pode num ter nada a haver mas fika sempre bem...
voltando a essa cena das francesinhas, o gajo k as inventou merecia uma estatua e feriado nacional, ou so no porto para os mouros na se rirem, lol, fikem bem e continuem a postar cenas destas, ate curto. kerem a receita de gelatina de vodka?
Manda S7ven que estou curioso
Se7en
Onde fica o café Coutinho?
é esse mesmo, em aguas santas. fika abeira do video club alto da maia.. a receita, eu devia enviarte pro mail como isto era da minha avó... ou nao.
Ingredients:
2 caixas de gelatina (sabor morango ou uva de preferência, se preferir outro sabor, esteja à vontade).
1 garrafa de vodka (escolha uma vodka boa ou todo mundo vai começar a ver ets).
1 lata de leite condensado.
Directions:
Dissolva bem os saquinhos de gelatina em dois copos americanos de água;
Acrescente a mesma medida de vodka (se quiser, coloque mais meio copo)
Importante: para acrescentar mais vodka, diminua a quantidade de água, se não fizer isso, a gelatina NÃO irá endurecer!
Coloque na geladeira;
Quando a gelatina estiver quase pronta, naquele estado meio molengo, tire da geladeira, e bata no liquidificador com o leite condensado;
Coloque em forminhas pequenas ou em forma de gelo e ponha na geladeira de novo.
isto é sakado da net, mas resulta. ja esperimentei. bem bom.
Qual a medida de um copo americano? Meio litro? 33 cl?
Molho da francesinha "à la AF"
2 dl de molho de marisco
1 litro de cerveja
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de chá de mostarda
2 colheres de sopa de brandy
1 colher de sopa de manteiga
2 colher de sopa de piripiri
Ja provaram as francesinhas no requinte, em matosinhos? :-p para quem gosta delas puxadinhas e batatas fritas caseirinhas de chorar por mais....
Enviar um comentário
<< Home