O ABSURDO dos Animais no Circo

Que me desculpem os mais sensiveis mas há coisas que acontecem e as quais não podemos/devemos fechar os olhos!! POR FAVOR leiam este "testamento" até ao fim...
No seu meio selvagem e de acordo com as suas características fisiológicas e psicológicas, os ursos usados nos circos NUNCA andariam de bicicleta, os babuínos NUNCA montariam póneis, os tigres e leões NUNCA passariam por entre arcos em chamas e os elefantes NUNCA se manteriam apenas em duas patas.
Na verdade, as actuações de animais em circos não só apresentam uma visão distorcida da vida selvagem e de como aqueles animais são, como também implicam para os mesmos uma vida de encarceramento em condições miseráveis e de condicionamento e treinos de grande violência, cujo objectivo é levá-los a executar as actuações que lhes são mais estranhas.
Muitos dos animais que são usados nos circos foram violentamente capturados no meio selvagem, tendo as suas famílias sido mortas para esse fim. Outros foram comprados a jardins zoológicos e outros circos. Em qualquer caso, os animais de circo têm SEMPRE passados traumáticos e, fruto da maneira como são mantidos e tratados enquanto são usados para os espectáculos circenses, estão condenados a uma vida de angústia e depressão.
De igual modo, a ansiedade e o stress resultantes das pobres condições de bem-estar em que são mantidos e das violências dos treinos a que são submetidos fazem com que fiquem com distúrbios comportamentais, nomeadamente a repetição permanente dos movimentos estereotipados, assim como a auto-mutilação e, por vezes, o canibalismo.
Estes animais são normalmente condicionados e treinados de forma muito cruel, através do espancamento, da electrocussão e do chicote. A violência e o medo fazem parte do seu dia-a-dia e são os ingredientes para que a actuação destes aconteça.
Para além das torturas cometidas contra estes animais durante os treinos para as actuações, estes sofrem também de stress, ansiedade e depressão por serem mantidos permanentemente em jaulas, muitas vezes sobrelotadas, nas quais mal se podem movimentar. Animais que, no meio selvagem, correriam dezenas de quilómetros por dia, são forçados a passar quase todas as horas dos seus dias em jaulas exíguas, vivendo muitas vezes sobre as próprias fezes, sem se poderem exercitar, ficando aborrecidos e deprimidos pelo tédio.
Durante o transporte, os animais viajam em condições igualmente pobres, sujeitos a todas as condições climatéricas, expostos ao frio e ao calor, mesmo quando as suas características biológicas colidem frontalmente com estas condições. Acresce ainda o facto de muitos animais ficarem aleijados e com deficiências crónicas em resultado das correntes que lhes são aplicadas durante muito do seu tempo de reclusão e treino.
A utilização de animais em circos, por ser cruel e impor-lhes um grande sofrimento físico e psíquico, não é aceitável e deve ter um fim. Desafia os mais elementares princípios da conservação das espécies e revela-se um "entretenimento" mórbido, conseguido a partir da miséria dos animais usados para este fim, assim como anti-pedagógico, pois leva as crianças – principal público dos circos – a ficarem com ideias erradas acerca de como os animais são.
O circo pode continuar a ser o “maior espectáculo do mundo”, mas que será ainda maior e só então aceitável se os animais deixarem de ser usados nestes, ficando estes reservados às actuações dos artistas humanos, essas sim, admiráveis. É de salientar que o reconhecimento destes princípios éticos fez com que surgisse uma nova corrente circense – o “Novo Circo” – que rejeita em absoluto a utilização de animais em circos, preferindo unicamente a actuação dos artistas humanos.
NÃO contribuam para a miséria e sofrimento dos animais de circo. Não ajudem a que continuem a ser cruelmente explorados desta maneira. A solução é simples: não visitem circos com animais. O sofrimento, o medo e a angústia deles não são espectáculo.
p.s. - quem quiser fazer mais do que simplesmente ler este post pode ir a http://www.animal.org.pt/

19 Comments:
depois de visitarem o site e, se realmente forem contra este tipo de situaçoes, aconselho-vos a tornarem-se socios da "ANIMAL". É a unica associçao em Portugal que denuncia as cenas de violencia com os animais na tv.... foi a animal que denunciou a cena da reproduçao das chinchilas para as peles....
Desde que vi num circo a trabalharem LFV e JVeigas deixei de frequentar esses estabelecimentos de reputação duvidosa.
Desde que eu vi um porco a andar de bicicleta já acredito em tudo!!...
Sempre achei um piadao ao blog e aos comentaios deste... Mas tambem acho que ha assuntos serios que devem ser tratados com o devido respeito... Acho completamente insensivel da vossa o facto de vcs lerem este post e fazerem este tipo de comentarios... Gosto dos comentaios de futebol, mas acho que devem ter noçao do ridiculo!
tadinhos dos bichinhos...
(Tá melhor assim?)
de facto nunca fui apreciador de circo e a ultima vez que estive perto de entrar numa tenda, quando vi o preço... resolvi ir dar uma volta ao parque :)
Não digo que para as crianças ver os animais nao seja o mais fascinante no circo (até porque para ver palhaços basta ligar a tv à hora dos noticiários). Mas está na altura do circo se humanizar um pouco mais e dar destaque aos artistas humanos. Até porque é degradante chegar ao local onde as roulottes estão estacionadas e ver as condições miseráveis a que os animais estão sujeitos, bem como as péssimas condições de higiene, quer para os animais quer para as pessoas que lá trabalham.
Passa tudo por uma reeducação. Se os circenses se aperceberem que há uma corrente contra o uso de animais eles deixarão (seguramente) de os usar. Tão simples quanto isso. Os espectadores que frequentam o circo são tão culpados quanto eles.
PS:
Quanto ao tema futebol/circo, sou da opiniãio que deveriam libertar o Mantorras! Ou ao menos uma vez por semana deixa-lo correr livremente pelo relvado da luz :)
Eu não vou ao circo nem nunca magoei intencionalmente um animal. Confesso inclusivé que já tratei pior alguns seres humanos, do que alguma vez tratei animais.
Este tipo de posts pode sensibilizar alguns, mas não me encanta. Se descobrires um circo com animais que ande aqui pelas redondezas e decidas ir para lá entregar este texto junto às bilheteiras, podes desde já contar comigo.
"A grandeza de uma nação e o seu progresso moral, podem ser avaliados pela
forma como tratam os seus animais"
Mas a forma como tratamos os animais nunca poderá ser avaliada através de comentários num blog.
É preciso ter mais calma...
Eu sempre tratei bem o bag embora na desminto o facto de já lhe ter dado umas quantas chicotadas no lombo..mas ísso já sabem ké por causa da playstation hihihi
Zizou:
Descobre o circo que eu levo 500 exemplares do texto.
Já não ando à sarda com tratadores e domadores ao tempo...
Respeito a indignação. Os que me conhecem sabem que adoro animais e que repudio circos e afins (como aquele homenzinho do semáforos que aparece de tempos a tempos com o cão no ombro).
Existem claramente assuntos mais sério e importantes que podem ser discutidos no blog
Ex:
- Zizou e SB: sabiam que existem crianças e bébés a morrer à fome na vossa cidade?
P.S (1)E se aquele homemzinho do semáforo aparece apenas de tempos a tempos é por causa das tareias que lhe dou sempre que o apanho por aí.
P.S. (2) irei começar a ter mais atenção relativamente às minhas intervenções provocatórias.
Humildemente,
AF
quer-me parecer que o problema surgiu porque estavamos a falar de circo e de repente surgiu o nome de LFV e Veiga. E como se sabe não existe um denominador comum entre estes dois temas :)
O que me parece é que F,AF, atingiu rapidamente o tantra! O mais correcto seria falar do circo, passar por artur jorge, seguidamente mencionar o nome do benfica e aí sim, passar pro veiga e o LFV.
A dificuldade é interligar o assunto circo com o nome artur jorge. A partir daí estava no papo :)
Este post demonstra k neste blog são todos muito amigos uns dos outros, ou seja, tratam bem os animais. Como tal, e depois de ler isto tudo,acho k se deve alertar mas, também, fazer por...obg.
Qual criancinha? Será que este blog está sob escuta da PJ? Vamos ter mais um arguido? Não percam as proximas cenas!
Mau...
Já não bastava brincarem com o sofrimento dos pobres animais, agora lançam insinuações baratas sobre as preferências sexuais do AF? Se a Manuela Moura Guedes passar por aqui (e dado o sucesso deste blog, isso é bem provável), temos 45 minutos do Noticiário da TVI dedicados ao nosso querido detective particular e alegado pedófilo.
Tininho nessa cabeça meus meninos, porque já viram que isto hoje não está para brincadeiras.
acho incrivel estarem a discutir as preferências sexuais seja de quem for quando há animais em sofrimento... acho incrível!!! com a breca...
há que respeitar os camelos que têm as bolas em cima das costas...
ao menos teria pentelhos!! TOMA!!
Agradecia que não se desviassem do tema do post. Pelo menos enquanto animais estiverem a ser torturados nos circos. Há coisas com as quais não se brincam por serem demasiado sérias Zizou.
"ao menos teria pentelhos!! TOMA!! "
AHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAA
AHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAH
FDS! Agora estou-me a sentir mal por me estar a rir como uma besta num post tão sério.
:) acho boa ideia aquela de irmos fazer campanha de sensibilizaçao para a entrada do circo...
Enviar um comentário
<< Home