quinta-feira, agosto 25, 2005

Um portista de mente arejada

.
É verdade, eles também existem! Aqui fica um excerto do meu portista preferido, Miguel de Sousa Tavares, da sua crónica no jornal ABOLA, de terça feira passada...

"Ricardo Quaresma há várias semanas que nem sequer faz parte do lote de convocados de Co Adriaanse. Não vale a pena dizer que se trata de uma simples opção táctica do treinador portista, porque toda a gente já percebeu que não é. Por opção táctica Ricardo Quaresma pode não ter lugar no onze inicial para um determinado jogo ou mesmo para todos. Mas não caber, por sistema, no lote dos 18 convocados para todos os jogos não é uma opção táctica, amenos que o treinador fosse totalmente incompetente. Ricardo Quaresma é apenas um miúdo, tímido e simples, que tem a sorte de ser dotado para o futebol e, pelos vistos, o azar de ser sobredotado. Em campo tem os defeitos inevitáveis da sua idade, da sua vontade de jogar e da sua cegueira táctica. Ele sente que pertence ao escassíssimo lote de jogadores capazes de resolver um jogo num golpe de génio (como tantas vezes o fez na época passada) e não resiste a tentá-lo várias vezes, não sabendo ainda que os golpes de génio não acontecem todos os dias. Se alguém lhe ensinar isso, se alguém lhe explicar que o seu génio deve estar, primeiro que tudo, ao serviço da equipa, não tenho dúvidas de que ele virá a ser um dos maiores futebolistas da sua geração. Ora, um treinador competente serve justamente para isso. Serve para pegar nesse diamante em estado indisciplinado tacticamente e ensiná-lo a ser útil, sem deixar de ser genial. Inversamente, pô-lo de castigo, afastá-lo liminarmente da equipa, recusar-lhe oportunidades, abater psicologicamente um miúdo ainda sem sabedoria para se defender de uma situação destas, é o oposto daquilo que o clube tem o direito de esperar do seu treinador. Até porque, a continuarem as coisas assim, já se sabe como é que o filme vai acabar: em Dezembro jogador e clube entrarão num braço-de-ferro, cuja única saída é o clube abrirmão de um jogador com um potencial valiosíssimo, a preço de saldo. Já aqui o escrevina semana passada, a propósito de Adriaanse, que não raras vezes existe um desfasamento entre aquilo que o senso comum observa e aquilo que um treinador de futebol parece observar. Na minha pessoalíssima opinião de simples pagante do espectáculo são jogadores como o Ricardo Quaresma que me levam aos jogos e não jogadores como, por exemplo, um Hélder Postiga. Porque, embora eu também me irrite muitas vezes com a forma como o Quaresma se agarra à bola, eu dele espero sempre a contrapartida de um golpe de génio, enquanto do Postiga, que ele me perdoe, espero exactamente o mesmo que esperavam (e desesperavam) os 48.217 espectadores do Dragão, anteontem: ou seja, nada. Já deu para ver que Co Adriaanse é de ideias fixas. E já deu para ver, também, que isso irá trazer dissabores num futuro bem próximo. O futebol espectacular que a equipa começou por exibir nos jogos de pré-época vai-se dissolvendo aos poucos num futebol incaracterístico, onde o antigo e constante jogo de circulação é substituído por um jogo de bola em profundidade e incapacidade criativa do meio-campo. Porquê? Porque peças-chaves do sistema de jogo que ele concebeu estão a falhar e ele recusa-se a substitui-las ou a rever o que quer que seja. Lucho está de rastos, Raul Meireles parece ter perdido a inspiração dos primeiros jogos, Jorginho continua dramaticamente afastado da sua posição natural ao centro e deslocado para uma ponta, McCarthy está lesionado, não há flanqueadores a titulares (Quaresma, Ivanildo, Alan) e Hélder Postiga, como n.º 10 ou como n.º 9, não resulta. É exactamente para situações como esta que há 28 jogadores na equipa. Mas, se quem joga mal tem lugar cativo, que estímulo terão os outros para se esforçar nos treinos ou quando episodicamente são chamados a jogar uns minutos? "
.
.
Ganda Miguel, sem papas na lingua nem com medo de ganir em ré maior quando o Papa late em dó menor! És o maior!

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

desculpem o off-topic mas quem abomina os d'zrt que veja isto, pois pode gostar http://www.hojenaohasobremesaparaninguem.tk/

6:31 p.m.  
Blogger El Pirata said...

Parece-me que o show di bola que um sporting a caminho de duas finais (benfica e cska) deu em braga, com 3 batatas a zero e com um monumental Pinilla nao chegou para convencer os bracerenses. Nao faz mal, nos voltamos para repetir a dose e até acho que os socios bracarenses deveriam pagar um dinheirinho extra para ver realmente o que é futebol de ataque.


Quanto ao nivel real do braga vamos ver frente ao decrepito estrela vermelha, o barao vermelho da antigamente famosa escola jugoslava. Se nao conseguem eliminar uma equipa-sombra de campeã europeia (ao estilo do benfica em portugal...) mais vale arrumar as botas e dar lugar ao boavista que sempre ganha uns joguinhos a nivel europeu...

Porque a vergonha frente ao Hearts escocês fez corar de vergonha qualquer portugues que tivesse esperança na equipa bracarense... e eu fui um deles!

10:28 p.m.  
Blogger El Pirata said...

quanto aos negocios falhados entre braga e sporting eu fico extremamente satisfeito, porque na minha opiniao nenhum deles acrescentaria algo de positivo na equipa. E ao preço que ficariam mais vale contratar brasileiros!

Agora dá que pensar quando um clube sem dinheiro, como é o caso do braga, se dá ao luxo de recusar as propostas recebidas. A ilusao de atingir os milhoes da Liga dos Campeoes está a cegar os dirigentes bracarenses, ou entao depois de darem de borla Quim, R Rocha Tiago ao Benfica e Bruno Gama numa bandeja ao Porto pensaram que o Sporting pagaria a diferença...


O que é certo é que devido à má gestao de dirigentes gananciosos o Farense, Leça, Tirsense, Ac Viseu, Campomaiorense, Alverca, Salgueiros, Felgueiras, entre outros, estão á beira de fechar as portas. A ver vamos o caminho que o Braga estará a traçar... e a ver vamos se o presidente da camara de braga nao é um travesti da fatima felgueiras...

10:34 p.m.  
Blogger BAG said...

Blá Blá Blá 2 jogos Trá Lá Lá 6 pontos Lá Lá Lá ou lhes devolvem o colinho rapidamente ou o VERDADEIRO GLORIOSO vai limpar isto enquanto o diabo esfrega um olho.

Este ano só vejo a Champions e, vá lá, um Domingo Desportivo ou outro. A Liga Betadine não vai dar luta...

6:57 p.m.  

Enviar um comentário

<< Home